A pedido da Professora Regina Mota, no Centro Universitário Newton Paiva, primeiro período do curso de Jornalismo. Este pequeno trabalho me valeu uma estrelinha e os sinceros votos de sucesso.
NÃO AMO A LÍNGUA PORTUGUESA, MAS SIM AS PALAVRAS
(Crônica à professora de Português)
“O que me atrapalha é não poder repassar todas as teorias formuladas e todo o aprendizado que a leitura e a paixão por ela me proporcionaram.”
Sempre foi assim em minha vida de estudante e, em particular, nas aulas de Português. Quando o professor pedia uma redação aos alunos era um problema. Parecia que um monstro terrível se fazia presente, e meus companheiros diziam horrores. Felizmente, sempre fui apaixonado por textos diversos. Portanto aquele momento de redigir, ainda que obrigatoriamente, se transformava numa boa oportunidade para que eu deixasse fluir toda a minha alegria, o meu encanto artístico e os meus sentimentos.
Não poderia dizer que fui um bom aluno em Portugûes. Na verdade eu me identificava melhor com a matéria. As coisas que me atraíam eram os complementos utilizados na sala de aula como a leitura de textos, produção de redações e, acredite, os ditados. Algumas dificuldades surgem até hoje, pois mesmo tendo boa vontade não consigo dominar determinadas regras de nossa vasta Língua Portuguesa. Isso pode até atrapalhar um pouco na produção de meus textos, mas a leitura compensa essa minha falha. Faltam regras, mas não faltam idéias. Minha capacidade de interpretar e absorver os campos do mundo ajuda bastante.
Portanto, minha nobre professora, não posso dizer que tenho dificuldades para passar idéias ao papel. O que me atrapalha é não poder repassar todas as teorias formuladas e todo o aprendizado que a leitura e a paixão por ela me proporcionaram. Vê-la solicitando a produção de um texto é algo prazeroso, é mais uma oportunidade.
Ao contrário de meus amigos citados no início, sempre amei a literatura e a poesia. Tive sorte ao crescer com pessoas que ouvem música e também lêem muito, além de procurar me envolver com atividades culturais e instrutivas. Gostaria de deixar uma sugestão para que seja repassada aos seus alunos. A de que todos devem fazer uso de uma atividade cultural e/ou literária. Viver a música, viver um romance, saber olhar o mundo. Só assim conseguirão deixar as idéias fluirem. A música é uma grande opção. Ao se emocionarem com ela, talvez formulem teorias e idéias. Daí é só passar para o papel.
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